segunda-feira, 9 de abril de 2012

"LÍNGUA ORAL: USOS E FORMAS"

Segundo o PCN's, expressar-se oralmente é algo que requer confiança em si mesmo. E isso se conquista em ambientes favoráveis á manipulação do que se pensa, do que se sente, do que se é. Assim,o desenvolvimento da capacidade de expressão oral do aluno depende consideravelmente de a escola constituir-se num ambiente que respeite e acolha a vez e a voz, a diferença e a diversidade. Mas sobretudo, depende de a escola ensinar-lhe os usos da língua adequados a diferentes situações comunicativas.
A escola deve ensinar língua oral, trabalhar com os alunos a adequação do texto oral ao seu grau de formalidade. Isso significa deixar as crianças falarem. As atividades de linguagem oral devem estar vinculados a projetos significativos, como a exposição de textos que se apóiam em roteiros, dramatizações de textos teatrais e outros usos públicos da língua.
As atividades de língua oral devem ser trabalhadas de forma intencional, em que a prática da oralidade tem como objetivo estimular o aluno a trabalhar em grupo, respeitando os diferentes pontos de vista e as normas de convivência, fazendo com que ele participe de diferentes situaçãoes comunicativas: relatos de experiências particulares, análises, críticas, socialização de conclusões, leitura e escuta de produções textuais, entrevistas, dramatizações, apresentações orais e debates.
Essas atividades é que permitem que o professor trabalhe os conteúdos da oralidade, que contribuirão para a desinibição do aluno, preparando-o para as práticas sociais de usos da língua oral; além de desenvolver no educando o respeito à fala do outro.

FABIANA DOS SANTOS - Acadêmica de Pedagogia - FIMES- ANÁPOLIS/GO

"Semana da Alimentação"


Foi trabalhado na "Escola Moacyr Romeu Costa" o projeto que despertou nos alunos o sentimento de respeito para com as merendeiras e o valor com que as mesmas possuem ao oferecer o lanche.Valorizou a participação das merendeiras na contribuição para que os lanches sejam realmente saboreados com respeito e por fazer parte do cardápio diário de todos.
A preparação do trabalho foi envolvido uma função para cada funcionário, as crianças ficaram com a parte de colaborar com R$ 0,25 para a compra das lembrancinhas para os homenageados.
No dia 30/03/2010 foi apresentado o Hino Nacional, leitura da mensagem bíblica, recadinhos dos alunos e professores e a entrega da lembrancinha, minha turma: 5º ano "B" foi responsável por comprar uma caminha para o guarda, Srº José Martins dos Santos, que também foi incluido na homenagem juntamente com todas Auxíliares da Eduacação.
A avaliação do projeto foi a participação e o interesse de todos, juntamente com a criatividade na elaboração dos cartazes, poemas, acrósticos, desenhos a todos os homenageados.
Houve também a apresentação de um teatro com fantoches com as frutas e as verduras onde as crianças utilizaram a criatividade, produção e a imaginação livremente com entusiasmo e respeito.

Fabiana dos Santos

"Provérbios"

Esse projeto é trabalhado durante o ano todo considerando que:

* A sala de aula é um espaço de aprendizagem;
* Que nossos alunos estão abertos ao conhecimento;
* A palavra de Deus engrandece o ser humano;
* A palavra de Deus eleva o homem na sua plenitude espiritual e emocional.

Com o objetivo de levar para sala de aula diariamente a Palavra de Deus, meditar sobre os provérbios lançadas no quadro giz e fazer a reflexão diária do "Amor de Deus". Durante todo o ano letivo é envolvido todo corpo docente e discente da Unidade Escolar, os docentes devem aplicar os provérbios diariamente na primeira aula e manté-los durante todo o tempo no quadro giz.
Consiste em organizar o pátio, cuidar da escola e do material disponível e refletir nas atitudes para com o próximo. A elaboração da coletânea é determinado pela gestora que após é passado para os auxiliares de secretaria para que sejam digitados e montado os "livros de Provérbios" que são passados a todos os professores, coordenadores e para o corpo administrativo.
Os provérbios podem ser trabalhados nos conteúdos de Artes, Educação Religiosa, Língua Portuguesa, Geografia, História e as demais de acordo com a criatividade de cada professor e com os alunos com uma reflexão diária.

"Dengue nem pensar. Ela mata..."

Trabalhar o projeto durante o ano letivo, realizando atividades diferenciadas sobre a dengue. A realização das atividades referentes à dengue serão sempre nas primeiras semanas de cada mês. Serão enviados para a Secretaria da Educação um relatório trimestral das atividades realizada. Exposições no mural e nas salas de aulas das atividades realizadas e propostas de atividades.

Mês de Fevereiro - Aula expositiva e pesquisa sobre a dengue.
Mês de Março - Trabalho em grupo e visitas nas casas da comunidade.
Mês de Abril - Passeata no bairro.
Mês de Maio - Cartazes para afixar nas salas de aulas e administrativo.
Mês de Junho - Passeata no bairro com faixas sobre como evitar a dengue e distribuição de panfletos e outros.
Mês de Agosto - Momento da "Produção de Texto"- poesia, dissertação, crônica, texto informativo, desenhos e outros.
Mês de Setembro - Apresentação Artística, jogral, peça teatral, uso dos fantoches, poesias, músicas e outros.
Mês de Outubro - Conscientizar os familiares a cuidar e preservar os quintais sempre limpos evitando criadouro e focos do mosquito.
Mês de Novembro - Dar uma aula expositiva com anotações e uma atividade.
Mês de Dezembro - Marcar uma palestra e apresentação de teatro com a Secretaria de Saúde do setor da dengue.

É necessário conscientizar toda comunidade escolar da importância da conservação, limpeza e manutenção do bem público. Os professores deverá desenvolver e trabalhar o projeto de forma harmônica e conduzir para que seja afixada a importância da limpeza, conservação do bem público e particular.
Na passeata houve alguns gritos de guerra elaborados pelos alunos que foram cantados e houve apitos para chamar a atenção da comunidade. Alguns exemplos:
I
Eu já falei, vou repetir
não é a dengue que
manda aqui
Apitaço
II
Ô pessoal, não desista não
porque nós vamos acabar com esse mosquitão
Apitaço
III
Tropa dos alunos tiro de canhão
Aqui nesse lugar o mosquito não fica não
Apitaço
IV
Tropa de elite qual é sua missão
andar pelo bairro e combater
o mosquitão
Apitaço
V
Ô,ô,Ô, a dengue é um terror
o mosquito picou até o meu avô
Apitaço
VI
Vamos previnir
que a dengue vai sumir
Apitaço
VII
Limpe o seu lote
todo mundo vai limpar
tome cuidado para a dengue
não te pegar.
Apitaço
O projeto conta com a participação de todos e compromisso dos professores representantes no empenho desse projeto para que o sucesso seja alcançado.